IntegrAutismo: uma breve apresentação

 O autismo caracteriza-se por uma tríade de anomalias comportamentais como limitação ou ausência de comunicação verbal, falta de interação social e padrões de comportamentos restritos. 




A nossa intenção abordando esse tema é mostrar para as pessoas, que o primeiro passo para a integração social da criança autista começa na escola, os professores, pais e colegas de classe precisam trabalhar em sintonia para que essa inclusão aconteça com êxito, os professores precisam estar preparados para lidar com crianças autistas pois eles apresenta dificuldade de atenção e interação com meio externo, é importante que o professor certifique-se da atenção do aluno. Alguns cuidados podem auxiliar o trabalho do educador, medidas como: colocar o aluno para sentar no primeiro lugar da fila; falar o nome do aluno várias vezes durante a aula; observar se ele está executando as atividades pedidas; ou mesmo criar um roteiro especifico de atividades para a organização do aluno utilizando agenda e fotos das atividades. 




Quando a família e a escola mantem boas relações, as condições para um melhor aprendizado e desenvolvimento da criança podem ser maximizadas. Sendo assim, pais e professores devem ser estimulados a discutirem e buscarem estratégias conjuntas e especificas ao seu papel, que resultem em novas opções e condições de ajuda mútua.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Educação inclusiva para autistas

A educação infantil com crianças autistas

Compreendendo o autismo